A apresentação comercial é uma das etapas mais importantes de sua venda, já que consiste no modo como você apresentará o seu produto ou os seus serviços para os clientes. Uma boa apresentação pode impulsionar as vendas já na primeira reunião com o prospect que pode acontecer presencialmente ou à distância), principalmente se tiver os elementos certos para despertar o interesse por sua empresa.
A seguir, saiba quais itens não podem faltar em sua apresentação comercial.
1. Informações sobre a empresa (mas não qualquer uma!)
Ao efetuar a venda de serviços ou produtos, é importante fornecer informações relevantes sobre a empresa, o que inclui o tempo de experiência e principalmente tudo o que ela pode oferecer aos clientes. Destaque feitos que você considera importantes e, sempre que possível, use dados concretos para evidenciar a ajuda que a empresa trouxe aos clientes.
É importante destacar os diferenciais que a sua empresa tem em relação aos demais concorrentes, sem citar diretamente o nome de outras empresas (o que seria antiético).
Alguns aspectos interessantes a serem destacados são:
- Competências, habilidades e áreas de atuação de sua empresa;
- Prêmios conquistados;
- Missão, visão e valores;
- Detalhes sobre o serviço oferecido;
- Vantagens com relação à concorrência;
- Como a sua empresa pode ser a solução para os clientes.
2. Certifique-se de que o cliente compreenda as informações e se lembre delas
Use estratégias eficientes para que o cliente não só compreenda a informação dada, como também se lembre dela. Ao invés de lotar a apresentação com textos nos mínimos detalhes, prefira usar storytelling e outras práticas para garantir a fácil memorização dos aspectos que interessam sobre a venda de serviços ou produtos feito pela sua empresa.
3. Use um design profissional
Quanto mais profissional o seu design, melhor ele será visto pelos clientes. Evite o acúmulo de informações, letras muito coloridas e com fontes infantilizadas. É importante ter atenção às imagens utilizadas como plano de fundo ou para ilustrar o storytelling.
Também é interessante ajustar o template usado à identidade visual de sua empresa, o que traz originalidade à apresentação.
4. Enfatize a resolução de problemas
Se a apresentação está caminhando para o final, é hora de vender a prestação de serviços ou o produto de sua empresa. Como fazer isso? A partir de frases de efeito (caso a apresentação seja enviada por e-mail) ou imagens mentais que podem despertar o interesse do cliente, principalmente ao vivo. Dê exemplos de problemas e mostre como os seus serviços podem ser a solução.
5. Toda a apresentação de uma empresa deve tirar dúvidas
Lembre-se de que a apresentação de uma empresa não é um monólogo. É fundamental tirar dúvidas de seu cliente sobre sua venda de serviços: busque esclarecer todos os detalhes e mostre que está disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer.
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